Catastrofes Naturais

Catastrofes Naturais
Catástrofes Naturais são acontecimentos súbitos de origem natural, muitas vezes imprevisíveis, susceptíveis de provocarem vítimas e danos materiais avultados. As catástrofes naturais afectam gravemente a segurança das pessoas, as condições de vida das populações e a estrutura socioeconómica de um país, devido a processos de ruptura entre o ambiente natural e o sistema social.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Tempestades torrenciais



Desde sempre, golpes de vento e chuvas torrenciais marcam o ritmo das estações conforme os caprichos do tempo. É certo que a Europa tem sido poupada a esses tufões mortíferos que atacam regularmente certas partes do globo. Mas nem por isso o nosso continente está ao abrigo das catástrofes de grande amplitude.
A Europa do Norte é assolada por numerosas tempestades: anualmente, cerca de cem ciclones atingem as ilhas britânicas. Por vezes, essas tempestades fazem-se acompanhar por trombas de água e provocam graves inundações.Nessas tempestades fazem-se envolver grandes raios e trovões.



plant18.gif (18541 bytes)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Maremotos

 As ondas maiores ou Tsunami, são formadas não por correntes de mar, mas sim por causa de terremotos submarinos, causados pela movimentação das placas tectônicas. Essas ondas podem ser destruidoras quando ocorrem a beira-mar.


O que forma um maremoto:

Geralmente, os maremotos se formam por causa de movimentações da terra, devido a os movimentos das placas tectônicas. E estes maremotos quase sempre ocorrem nas divisas entre uma placa e outra.
Os maremotos também podem ocorrer se estiverem perto de um vulcão, pois este fenômeno provoca tremores.


Medidas a ter quando há um maremoto :

1Fuja imediatamente para lugares altos, tão logo perceba tremores que o impeçam ficar de pé. É um indício de que o abalo alcançou magnitude 8.
2Não fuja para beira dos rios, pois as ondas podem invadir, empurrando a corrente em sentido contrário.
3Não confie apenas nos alto-falantes existentes na praia. Conforme a direção do vento, não é possível entender o aviso.
4Continue prevenido, mesmo que o mar se acalme após a primeira grande onda. O alarme continua mesmo depois de 12 a 24 horas, pois novos paredões de água podem ocorrer e com força maior.
5Afaste-se de materiais duros como concreto ou pedras.
6Busque informações sobre formação de ondas gigantes logo após os terremotos.
7Deixe feito um plano de fuga com a família. Marque um local para todos se encontrarem.


sexta-feira, 4 de março de 2011

Vulcão



                 
 O vulcão é  uma abertura na crosta terrestre através da qual a lava, gases e outros materiais são expelidos para a superfície dos continentes ou dos fundos oceânicos.

As medidas de prevenção dos vulcões:

  • ocupação do solo;
  • planos de evacuação;
  • previsão de erupções;
  • devem ser construídos planos de evacuação para não dar prejuízos quer materiais ou humanos

aparelho vulcânico animado